Páginas

segunda-feira, 21 de março de 2011

O que aconteceu com Resident Evil?

Olá pessoal, aqui é a Claire Thousand's novamente. =)

Um aviso rápido: normalmente você saberão que sou eu nas postagens pois eu posto em itálico, caso estiver com outra letra não sou eu, capiche?

Bom, hoje estou aqui para falar sobre um assunto que vem rodeado de polêmica desde daquele
11 de Janeiro de 2005 tão remoto que gerou uma total transformação na série. Afinal, o que aconteceu com Resident Evil?

Tudo começou em 1996, quando o primeiro game da série foi lançado. Ninguém esperava todo o sucesso que ela fez, que até então rendeu vários sucessores e vendeu milhões de cópias. Porém toda essa essência de sucesso acabou em 2004, pelo menos para os fãs antigos da série. Toda aquela essência magnífica que havia em Resident Evil simplesmente desapareceu. Infelizmente para a Capcom, os milhões que eles ganhavam com os REs antigos não era o suficiente. Eles queriam mais, algo que inovasse toda a série. E foi num ápice de "inovação" e nervosismo de perder o emprego que Shinji Mikami, criador de Resident Evil, criou Resident Evil 4. Totalmente inovador em jogabilidade, inimigos e estratégias de jogo. Vendeu muito mais do que os clássicos poderiam chegar. Mas aí vem a questão: toda essa inovação agradou os fãs?

Não! Não agradou nem um pouco aos fãs antigos. A "inovação" foi tanta que toda aquela essência do Survival Horror que fez todo aquele sucesso no passado sumiu.

RE4 trouxe um enredo totalmente diferente e um estilo novo, que eu costumo chamar de "clichê". Mas antes que me julguem dizendo que eu sou anti-RE4, quero dizer que estou apenas argumentando a respeito das mudanças que ocorreram na série.

Junto com RE4, obviomente vieram novos fãs, que gostaram do estilo inovador. Infelizmente o número desses novos fãs ficou maior do que os antigos, e eles acabaram se tornando, digamos, "fãs definitivos" da série. Nunca se perguntou por que seus sucessores estão tendo o mesmo "estilo inovador"?

Depois de anos de reclamações dos fãs antigos e da saída de Mikami da Capcom, a Capcom resolveu que, agora, os jogos terão esse "estilo inovador" em todos os seus sucessores, chegando até a falar que toda a série seria recomeçada. Temos novos títulos sendo produzidos, e pelo o que foi divulgado até então, não dá para prejulgar o que está por vir. Não vou dizer que essa decisão agradou ou decepcionou os fãs, porque ainda tem muito caminho pela frente. Mas de uma coisa temos certeza: Resident Evil nunca mais será o mesmo.

Sintam-se a vontade para deixar sua opinião nos comentários dessa postagem. =)

Participem também da nossa Comunidade no Orkut, e tenha o melhor conteúdo de Resident Evil. ;)

4 comentários:

  1. É realmente os novos Residents estão ate com mais fãs que antes tudo pelo fato de hoje existir mais "jovens" (para não dizer crianças) com videogames, que se interessam pelos novos residents sem antes olhar para o seu passado, so veem o RE4 (o que todos conhecem) e o RE5 pronto acham q sempre foi assim e sempre será.

    ResponderExcluir
  2. Realmente,RE4 mudou todo o rumo da série.
    O que eu gostei no RE4 apenas foi sua "nova jogabilidade" ,a câmera atrás do personagem,o controle mais facil do personagem (pq até hj fico preso nos graficos dos classicos =p)...Mas essa mudança repentina da série não me agradou muito em termo de história e,digamos...inimigos.
    Eu acho que eles poderiam ao menos fazer um RE4 como os Outbreaks que a jogabilidade é perfeita,graficos exelentes,história ótima e claro...Zumbis,Lickers,Cérberus e não Ganados,garradores e Dr.Salvador.

    ResponderExcluir
  3. É triste a situação poser, mas é a vida...
    Eu só espero qu o Operation Raccoon City traga mais fãs de verdade para a série.

    ResponderExcluir
  4. resident evil do um ao code veronica foi um sucesso, foram e sempre serão clássicos. Até hj o resident evil que mais me marcou foi o 1. o 2 foi foda e o 3 fodinha, já que no 3 só tinha jill e nemesis, sem enredo e sem sal.
    RE4 veio inovador, gráficos maravilhosos, jogabilidade boa, dublagem idem, alguns inimigos muito bem bolados. Acabou os zumbis? Sim e não. Gente, não dá pra ficar na mesma coisa sempre!! Só zumbis e zumbis. A história seria a mesma em todos os RE e isso ficaria tedioso. RE do 1 ao 3 foi feito em raccon city. Desde de o CV-X a coisa se tornou global, saindo de um lugar só. Isso tinha que ser feito, raccon city morreu no RE3 . Criaram um novo "virus" e uma história boazinha, se não fosse pelo clichê de filha do presidente. RE evoluiu, deixou de ser apenas zumbis, pra se tornar algo a mais, um mal maior. Eu curti muito o 4. Mas, se a capcom bolar um jeito INOVADOR de trazer os zumbis de volta, eu iria adorar.
    Mateus.

    ResponderExcluir