Páginas

quinta-feira, 24 de março de 2011

Resident Evil completa 15 anos

E aí pessoal! Sou eu de novo! =D

No dia 22 de março de 2011, a série Biohazard, no ocidente conhecida como Resident Evil completou suas primeiras bodas de cristal, seus primeiros 15 aninhos. E, é claro, nós da Resident Evil Channel não poderíamos deixar de dar a nossa homenagem a nossa tão querida e inspiradora saga dos videogames.
Abaixo, vocês verão uma retrospectiva na série principal dos games:

Era o ano de 1996, quando, inspirando-se no game Sweet Home do NES, Shinji Mikami criou o primeiro Resident Evil. Aquela imagem marcante do primeiro zumbi da série jamais sairá da cabeça dos fãs. Contando com atores reais nas CGs e um enredo fantástico, seu extrondoso sucesso fez com que o game vendesse milhões de cópias.


Seu grande sucesso fez com que rendesse uma segunda parte, entitulada de Resident Evil 2. O game trazia uma continuação genial para o primeiro game, com novos inimigos, personagens e um novo cenário para explorar: a pacata Raccoon City. O game foi e ainda é considerado por muitos como o melhor de todos.

Continuando com as sequências, a Capcom lançou a terceira parte, que foi intitulada de Resident Evil 3: Nemesis. Continuando em Raccoon City, o game contava com um novo vilão que mudou a história dos videogames: Nemesis. Quem ainda não fica um pouco tenso quando ouve o seu tão famoso "Staaarrss". A série progrediu tanto que ela foi a responsável pela criação de um gênero para jogos eletrônicos conhecida como Survival Horror.

Faltando uma continuação para a história de RE2, no ano 2000 foi lançado para o Sega Dreamcast o saudoso Resident Evil Code: Veronica. O game trazia uma jogabilidade totalmente em 3D, podendo interagir entre Gameplay e Cutscene. O game, também, foi lançado para o Playstation 2, intitulado Code: Veronica X. Simplesmente fantástico tudo nesse jogo, e para mim é um dos melhores.


No ano de 2002, foi lançado para o Nintendo Game Cube um Remake do primeiro game. Gráficos realistas, novos inimigos, mais files, mais lugares pra explorar, simplesmente maravilhoso. Recentemente, em 2008, o jogo foi relançado para o Nintendo Wii, em uma linha entitulada Archives junto com o próximo RE que irei falar.

Acompanhando o lançamento do Remake, anunciaram mais um lançamento em 2002, entitulando-o de Resident Evil Zero. A his
tória do game se passava antes dos acontecimentos do primeiro game. Com gráficos perfeitos e uma nova jogabilidade de interação entre os personagens, o game foi um grande sucesso que é adorado por milhares de fãs.

Tudo estava as mil maravilhas, até que chega 2004, quand
o o tão polêmico Resident Evil 4 é lançado para o Nintendo Game Cube. Trazia gráficos ótimos e uma jogabilidade em terceira pessoa diferente da dos clássicos, porém a mudança radical que ocorreu na série fez com que não agradasse aos fãs. Em 2005, uma versão do game foi lançada para o Playstation 2, o que levou a saída de Mikami da Capcom.

Após o lançamento do Nintendo Wii, a Capcom trouxe mais sequências, mesmo após a saída de Mikami. Foi então que em 2007, a Capcom lançou um novo t
ítulo chamado Resident Evil The Umbrella Chronicles. O jogo era basicamente um resumo dos 4 primeiros jogos pela cronologia (do Zero ao 3), narrando desde o princípio até a queda da Umbrella. O jogo também trazia cenários extras que não foram revelados nos clássicos. Trazia, também, uma nova jogabilidade para a série, chamada de Rail Shooter, que era perfeita para o Wii Remote.

Mas a saga "Chronicles" não parou por aí. No finalzinho de 2009 foi lançado Resident Evil The Darkside Chronicles. O game, dessa vez, era um resumo de RE2 e Code: Veronica, contados pela visão de Leon, já que seu antecessor era contado a partir da visão de Wesker. O game contava, também, com um cenário extra, chamado Operation Javier, que narrava uma missão de Leon e seu até então parceiro, Krauser, em uma vila na América do Sul. Continuando com a jogabilidade Rail Shooter, o game inovou o console do Wii, tendo, então, um dos melhores gráficos já vistos para o console.

E o último lançamento da série, entitulado Resident Evil 5, trazia a mesma jogabilidade de RE4, em um novo cenário, porém com os personagens clássicos e o possível desfecho da história. Pela semelhança com RE4, o game trouxe novamente a polêmica de desfidelidade com a série, sendo acusado até de racismo pela mídia sensacionalista. Mas isso não impediu que o game se tornasse um grande sucesso e vendesse milhões de cópias.

Atualmente a série tem vários novos títulos em produção, que estaremos falando um pouco sobre cada um deles no decorrer das postagens. Sem contar nos outros títulos lançados anteriormente, como a série Survivor e Outbreak. Sem dúvida, Resident Evil é uma das melhores franquias da história dos videogames, e todos nós fãs esperamos que esses 15 anos sejam apenas o começo de uma grande saga. Já dizia Leon no clássico RE2: "This is just the beginning."

Um comentário:

  1. Parabéns RE! Está franquia incrível que todos nós amamos!

    Adorei o post!

    ResponderExcluir